Curta a página do Parque do Capetinga noFacebook
Open
X

Fazenda Mingau.

Imagem antiga da sede da fazenda.

Imagem antiga da sede da fazenda.

A Fazenda Mingau era sede de uma fazenda extensa, de mesmo nome, de propriedade da família Curado. Ao longo dos anos, passou por outros proprietários, Sr. Durval, depois para o Sr. Guido Perobelli (primeiros gaúchos a chegar na região) e, finalmente, foi adquirida pelos atuais proprietários, Sr. Ennio Alex Cavalcantide Queiroz e Sra. Therezinha de Medeiros, em 1974, para implantação do projeto de plantio de café.

Com o insucesso do café, o foco da propriedade se voltou para para criação de gado (bezerros). Culturas de arroz, feijão e milho se tornaram atividades secundárias para abertura de novas pastagens ou consumo da fazenda. Até meados dos anos 90, existia uma expressiva criação de cavalos (cerca de 100).

Os filhos assumiram a gestão da propriedade em 1996. A propriedade, que soma 4.235 hectares, foi manualmente mapeada para o estabelecimento dos limites dos lotes que seriam divididos entre os irmãos.

Mingau é o nome do córrego que nasce na propriedade e deságua no Ribeirão Capetinga, que dá nome à RPPN. Este também é conhecido como ribeirão das Brancas, em alusão às primeiras mulheres polonesas que chegaram à região e costumavam banhar-se e/ou lavar roupas nesse rio.

UA-31649341-1