Parque do Capetinga adere ao Mosaico de Áreas Protegidas da Chapada dos Veadeiros

Postado em 10 de julho de 2018 · em CNUC, estudos, parcerias
Proprietários e gestores participaram de oficina de planejamento na sede o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Proprietários e gestores participaram de oficina de planejamento na sede o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Em encontro realizado no último dia 4 de julho na sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, foi entregue o termo de adesão dos gestores da RPPN Parque do Capetinga à criação do Mosaico de Áreas Protegidas da Chapada dos Veadeiros.

 

O Projeto Mosaico Veadeiros é uma iniciativa do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, com a Coordenação técnica da IBY Socioambiental (Julio Itacaramby) e a Supervisão técnica do ICMBio/Parque Nacional Chapada dos Veadeiros; e do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

 

De acordo com o Funbio, o projeto é uma importante medida para a consolidação e integração das áreas que o compõe, aumentando a efetividade da gestão territorial da região, contribuindo de forma decisiva para potencializar os benefícios ambientais, sociais e econômicos da conservação ambiental na região.

 

Mosaico

 

Quarenta unidades de conservação, incluindo 24 RPPN, compõem o Mosaico Veadeiros, totalizando 1,6 milhão de hectares, em 10 municípios da região (Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Guarani de Goiás, Minaçu, Monte Alegre, Nova Roma, São Domingos, São João d’Aliança e Teresina de Goiás),

 

O próximo passo é a elaboração do Sistema de Informações Geográficas do Mosaico Veadeiros e validação dos cadastros das reservas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Em seguida, será dada entrada no pedido junto ao Ministério do Meio Ambiente para o reconhecimento do Mosaico de Unidades de Conservação da Chapada dos Veadeiros.

Criação do Mosaico de áreas protegidas da Chapdada dos Veadeiros_resumo executivo