Proprietários do Parque do Capetinga preocupados com PCHs

Postado em 17 de março de 2015 · em Água, parcerias, RPPN Parque do Capetinga

IMG_5573

 

Convocado por ambientalistas da Chapada dos Veadeiros, o proprietário da RPPN Parque do Capetinga Cid Queiroz participou de reunião na WWF em Brasília para discutir os impactos da construção de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCH)  na bacia do rio Tocantizinho. A preocupação é que uma possível inundação do ribeirão das Brancas, também conhecido como ribeirão Capetinga, ameace o delicado ecossistema que garante a sobrevivência de espécies ameaçadas, entre elas a do pato mergulhão.

Conforme já noticiado aqui, o Parque do Capetinga patrocina o desenvolvimento de atividades sustentáveis como a descida em rafting das corredeiras do ribeirão, onde foram avistados vários exemplares de pato mergulhão.

Entre as estratégias traçadas no encontro, foram aprovadas a mobilização pelas redes sociais, o encaminhamento de pedido de informação junto a Agência Ambiental de Goiás e pautar a imprensa para dar publicidade ao assunto. Reportagem sobre a mobilização foi destaque no Correio Braziliense:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/02/02/interna_cidadesdf,469133/moradores-tentam-impedir-obras-de-hidreletricas-na-chapada-dos-veadeiros.shtml